Revolução da Energia Solar: Porque SOL é Energia! Usina Solar Fotovoltaica Aquecedor Solar Climatização de Piscina |

Deixe Aqui sua Pergunta?
Edit Template

Atendemos Belo Horizonte

e Região Metropolitana

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:30

+55 (31) 9.9159-2000

Atendimento: 24hrs por dia.

+55 (31) 9.9159-2000

Suporte Técnico: 08:00-18:30

Revolução da Energia Solar: Porque SOL é Energia! Usina Solar Fotovoltaica Aquecedor Solar Climatização de Piscina |

Deixe Aqui sua Pergunta?
Edit Template

Proteção contra surtos em sistemas fotovoltaicos: segurança, normas e preservação do investimento

Home > Blog

Os surtos elétricos são picos súbitos de tensão que danificam gravemente os equipamentos de um sistema fotovoltaico. Essas sobretensões transitórias ocorrem principalmente por descargas atmosféricas (raios) e por manobras na rede elétrica – por exemplo, chaveamentos e oscilações bruscas de carga.

Um raio que atinja (direta ou indiretamente) a rede próxima ou a estrutura dos painéis solares induz tensões altíssimas nos cabos. Da mesma forma, oscilações e chaveamentos na rede pública geram picos de tensão menores, porém ainda capazes de queimar componentes eletrônicos sensíveis.

O coração do sistema, que converte corrente contínua (CC) dos painéis em corrente alternada (CA) para a rede, é especialmente vulnerável a surtos. Uma única sobretensão frita os circuitos internos do inversor ou reduzir drasticamente sua vida útil. Painéis solares, controladores de carga e outros equipamentos também estão em risco. Os efeitos vão desde a queima de fusíveis até danos irreversíveis em placas eletrônicas, causando paradas no sistema e prejuízos financeiros.

Felizmente, existe um dispositivo simples e eficaz para prevenir esses danos: o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). O DPS atua como uma válvula de alívio e em condições normais ele fica inativo, mas quando detecta um pico de tensão, ele entra em condução e desvia a sobretensão para a terra (aterramento), impedindo que a energia excessiva chegue aos equipamentos do sistema.

Em outras palavras, os equipamentos contra picos de energia, sejam eles causados por raios ou por oscilações na rede elétrica. Assim que o surto passa, o DPS volta ao estado de espera (circuito aberto). Essa ação rápida salva seu inversor e demais aparelhos de um choque elétrico potencialmente catastrófico. Em síntese, a proteção contra surtos é tão importante quanto os disjuntores ou outros itens de segurança: ela preserva a integridade do sistema fotovoltaico diante de eventos imprevisíveis.

Post-8

Conformidade com a Resolução Normativa 1000/2021 (ANEEL) e normas de segurança

Além de ser uma medida de bom senso para proteger seu investimento, usar DPS em sistemas fotovoltaicos é uma questão de conformidade normativa e obrigação de segurança. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Resolução Normativa nº 1000/2021, consolidou os direitos e deveres referentes às instalações elétricas dos consumidores.

Essa normativa exige que as usinas solares conectadas à rede sigam os padrões técnicos e de segurança vigentes, garantindo a integridade da instalação e a segurança das pessoas, que incluem diversos componentes elétricos expostos (painéis, estruturas metálicas, cabeamento extenso), o que as enquadra nas categorias de maior risco de sobretensão por raios segundo as normas brasileiras, como a classificação AQ3 da NBR 5410, norma de referência para instalações de baixa tensão, determina a obrigatoriedade de dispositivos contra surtos em circuitos sujeitos a raios (categorias de risco AQ2 e AQ3), que devem ser protegidos por ou equivalente. Ou seja, a proteção contra sobretensões não é apenas recomendada, mas obrigatória em cenários de risco como o de sistemas fotovoltaicos a céu aberto.

Do ponto de vista regulatório, o descumprimento dessas exigências traz consequências sérias. A RN 1000/2021 faculta às distribuidoras inspecionar as instalações e punir irregularidades que coloquem em perigo a segurança. Se for constatada alguma deficiência técnica ou de segurança na instalação do consumidor que represente risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao sistema elétrico, a distribuidora pode suspender imediatamente o fornecimento de energia para aquele sistema.

Em outras palavras, uma instalação fotovoltaica sem as devidas proteções (como DPS nos locais necessários) é considerada irregular a ponto de sofrer desligamento emergencial. Mesmo quando o problema não configura risco imediato, o consumidor/integrador é notificado a corrigir a falha; se não o fizer no prazo estabelecido, a distribuidora pode interromper o fornecimento como penalidade por não conformidade.

Ninguém quer investir em um sistema solar para, na hora da vistoria ou em uma eventual fiscalização, ter a operação suspensa por falta de um item de segurança obrigatório. Portanto, atender às normas – incluindo a instalação de DPS conforme exigido – evita multas, retrabalhos, interrupções forçadas e dores de cabeça legais, além de, claro, garantir a segurança do ponto de conexão com a rede pública.

Em resumo, estar em conformidade com a RN 1000/2021 e com as normas técnicas (como NBR 5410 e NBR 5419 de proteção contra descargas atmosféricas) significa proteger vidas e patrimônios, e resguardar seu projeto solar de penalidades e responsabilidades civis. Integradores e engenheiros responsáveis técnicos (RTs) devem estar atentos: a não instalação de dispositivos de proteção adequados é vista como negligência profissional e resultar em sansões, caso algum incidente ocorra. Segurança nunca é opcional – é um pré-requisito regulamentar e ético em qualquer sistema de geração distribuída.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Company

Carriage quitting securing be appetite it declared. High eyes kept so busy feel call in. Would day nor ask walls known. But preserved advantage are but and certainty earnestly.

Features

Most Recent Posts

Explore Our Services

Lorem Ipsum is simply dumy text of the printing typesetting industry.

Category

Tags

Deste 2015 trabalhando com os principais fabricantes do mercado de energia fotovoltaica e de sistema de aquecimento solar para banho, oferecendo contudo o melhor custo benefício e qualidade.  Vamos juntos promover o mercado solar no Brasil!

+55 (31) 9.9159-2000

Suporte 24/7 Para Empresas

Atendimento

Atendimento de Segunda a Sexta-feira das 07h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Sábado das 08h às 12h.

Formas de Pagamento

Newsletter

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado. as principais notícias de Energia Solar no Brasil e do mundo, 100% gratuito, diariamente na sua caixa de entrada.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
© 2024 Direitos Reservados ao grupo ECOAR SUSTENTABILIDADE CNPJ: 35.616.274/0001-94 Endereço: Rua Carmelita Índia do Brasil  406 Conj. Maldonado Barreiro- Belo Horizonte  – Minas Gerais,  CEP: 30640-540.  Preços e estoques sujeitos a alterações sem aviso prévio.
plugins premium WordPress