e Região Metropolitana
Atendimento: 08:00-18:30
Atendimento: 24hrs por dia.
Suporte Técnico: 08:00-18:30
Dúvidas sobre o sistema de aquecimento solar e seu funcionamento? Ou seria sobre o sistema fotovoltaico? A Netham Energia irá ajudar a sanar essas questões.
Suporte 24/7 Para Empresas
O aquecedor solar gera energia elétrica? O aquecedor solar gera energia térmica. Esta energia térmica será utilizada para aquecer a água do seu banho evitando o uso de energia elétrica. Por exemplo, o uso de um chuveiro elétrico de 5.500 watts utilizado para 04 banhos diários de 15 minutos representa em média 94 reais* na conta de energia elétrica. Com o aquecedor solar, esta família estará economizando 94 reais por mês na conta de energia elétrica.
Em dias de pouca radiação solar, você pode optar por duas soluções:
Existem alguns pontos de vista que devem ser observados.
Se o consumo de água for menor, por exemplo, se a água quente será utilizada apenas para um ou dois banhos e o reservatório é de 500 litros, por exemplo, o ideal é acionar o chuveiro elétrico. Desta forma, ele estará esquentando somente a água necessária para o(s) banho(s). Não é muito econômico aquecer um reservatório de 500 litros para tomar apenas um ou dois banho.
Mas se a quantidade de banhos for grande, utilizando assim grande parte da água do reservatório, o ideal é acionar o sistema auxiliar. O sistema auxiliar também é vantajoso para o consumidor que prioriza o conforto, pois é possível investir em uma boa ducha ao invés do chuveiro elétrico.
Para o país, o sistema auxiliar elétrico também é vantajoso, porque diminui o consumo de energia elétrica nos horários de pico, diminuindo assim o custo de geração e distribuição.
O reservatório térmico foi projetado para diminuir a perda de temperatura da água para o meio externo, funcionado como uma grande garrafa térmica. A perda de temperatura da água pode ocorrer por dois motivos:
Dependendo da temperatura ambiente e do local de instalação do reservatório, a água armazenada por ele perde em média de 6 a 15 graus celsius por dia.
Para indicar o melhor aquecedor solar, é preciso fazer um dimensionamento do sistema. Este dimensiosamento leva em consideração diversos fatores para determinar qual o volume de água quente que você precisa para suprir toda a sua demanda. Por exemplo, dependendo da vazão de água de seu chuveiro ou ducha, você irá precisar de mais ou menos água quente. Se você for disponibilizar água quente na pia da cozinha, precisará de mais água quente. A quantidade de banhos diários também é muito importante.
Para um correto dimensionamento, utiliza-se como sugestão a NBR 15569. Esta norma sugere um procedimento para se definir qual o reservatório térmico e quantos coletores solares deverão ser utilizados.
Como a aplicação da norma é um pouco mais complexa, ela é mais utilizada no dimensionamento de instalações de grande porte, como hotéis, hospitais, etc. Para instalações residenciais, utiliza-se um cálculo simples de 100 litros de água quente e 1,5 metros quadrados de coletor solar para cada morador da casa, ou seja, para uma casa de 02 pessoas, um sistema de 200 litros de água e 3 metros quadrados de coletor solar seria o ideal para fornecer água quente na maior parte do ano. Esta conta simples pode ser adaptada para regiões mais frias ou mais quentes.
Dificilmente, pois existem várias técnicas para a instalação de um aquecedor solar que evitam quebradeiras e permitem que você aproveite toda economia e conforto, sem grandes transtornos. Uma alternativa é a utilização de um misturador externo no chuveiro, sendo necessário a execução de apenas um furo na laje para seu funcionamento.
A maneira mais fácil de descobrir quanto você paga pela eletricidade (e quanta eletricidade você usa por mês) é dar uma olhada em sua conta de energia elétrica. A conta mostrará o total de quilowatts-hora (kWh) consumidos durante o período de faturamento. Essa é a medida que determina a quantidade de energia elétrica usada. A próxima seção apresentará as tarifas aplicadas ao consumo e os custos associados a diferentes componentes da conta, como energia consumida, encargos regulatórios, taxa de distribuição, entre outros. A soma de todos os custos resultará no valor total a ser pago pelo consumo de energia elétrica no período de faturamento.
Os painéis solares absorvem a energia do sol ao longo do dia e convertem-na em corrente contínua (CC). A maioria das residências e empresas opera com corrente alternada (CA), de modo que a eletricidade CC é passada através de um inversor para convertê-la em eletricidade CA utilizável. Nesse ponto, você usa a eletricidade de sua casa ou a envia de volta para a rede elétrica.
Sistemas de energia solar que incluem baterias solares, conhecidas como armazenamento solar, são cada vez mais populares, mas podem ser caros. Felizmente, as baterias não são necessárias para a maioria dos proprietários de casas solares. Contanto que você esteja conectado à rede, seu sistema não precisa de uma bateria: o excesso de energia volta para a rede e você pode extrair da rede se precisar de mais eletricidade do que os painéis podem gerar.
Não. Os sistemas on-grid são conectados à rede elétrica da concessionária de energia, dessa forma, se acabar a energia “da rua” os equipamentos da Usina desligam e voltam a funcionar normalmente assim que o fornecimento de energia é restabelecido.
Após a instalação do sistema fotovoltaico, é importante manter sua eficiência e prolongar sua vida útil com a manutenção adequada. A principal manutenção é a limpeza dos painéis fotovoltaicos que deve ser feita 1x ao ano, sendo necessário realizar mais vezes em locais propícios a gerar mais acúmulo de resíduos sobre os painéis. Além disso, é importante ao menos 1x ao ano realizar uma inspeção elétrica de toda a Usina a fim de verificar os equipamentos seus cabos e conexões. Portanto, é fundamental contar com profissionais capacitados e experientes para realizar tais manutenções, a fim de garantir a sua eficiência e durabilidade ao longo do tempo
Quando residências, empresas ou indústrias possuem sistemas de geração solar, pode ocorrer uma geração de energia maior que a demanda local, principalmente em horários de pico de produção solar, como ao meio-dia. Esse excedente de energia é injetado de volta na rede, invertendo o fluxo.
Deste 2015 trabalhando com os principais fabricantes do mercado de energia fotovoltaica e de sistema de aquecimento solar para banho, oferecendo contudo o melhor custo benefício e qualidade. Vamos juntos promover o mercado solar no Brasil!
Suporte 24/7 Para Empresas
Atendimento de Segunda a Sexta-feira das 07h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Sábado das 08h às 12h.