Depende do tipo de instalação de energia solar da sua residência. Com o uso de sistema de armazenamento em baterias , equipamento que gera energia de maneira contínua sendo acionado em emergências, como um apagão, você continuará recebendo o abastecimento.
No entanto, se não fizer uso de nenhum tipo de bateria e tiver o seu equipamento ligado à rede, como o sistema on-grid, a sua casa ficará sem energia. Por isso, é importante entender como funciona a energia solar e o que fazer para aproveitá-la ao máximo.

Energia solar on-grid quando falta luz
O sistema on grid, como você pode já estar imaginando, é ligado à rede de distribuição. No lugar de depositar a energia excedente em um banco de baterias, ela é injetada na rede elétrica da companhia de distribuição (distribuidora).
A cada unidade (kWh) de energia injetada, o proprietário do sistema recebe um crédito que, posteriormente, poderá ser utilizado para compensar a energia que ele consumir da rede.
Então, durante a noite ou em períodos nublados, quando o painel solar não consegue atender o imóvel, a energia da rede é utilizada para suprir o consumo.
No final do mês, os créditos gerados são automaticamente utilizados para abater esse débito, gerando descontos na conta de luz que podem chegar a 95%.
Pelas regras da geração distribuída da Aneel, qualquer saldo restante de créditos continua válido por até cinco anos e pode ser utilizado para abater o consumo de outros imóveis do mesmo proprietário que sejam atendidos pela mesma distribuidora.
Devido a essas vantagens que o sistema on grid é o mais recomendado para ser utilizado em áreas urbanas e com boa incidência de luz solar, como é o caso de grande parte do Brasil.
Entretanto, como sua operação ocorre em paralelo com a rede elétrica, o imóvel pode sofrer com as interrupções no fornecimento da distribuidora como qualquer outro.
A questão da falta de energia realmente não é solucionada com o sistema on grid, já que ele não conta com as baterias que o sistema off grid possui.
Quando a rede, por algum motivo, cessa a distribuição de energia, o sistema on grid automaticamente para de funcionar e retorna apenas quando a distribuidora volta a fornecer a energia.
Bem, uma coisa não está necessariamente ligada a outra, já que, para gerar a energia, o sistema solar não precisaria estar conectado a uma rede elétrica pública. Ele poderia continuar funcionando perfeitamente.
Porém a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) possui uma medida de segurança que obriga que os sistemas solares interrompam o seu funcionamento em uma eventual queda de luz, para que os técnicos que fazem o reparo da rede não fiquem em risco.
Para isso, é utilizado um sistema de anti-ilhamento. Ao longo do post falaremos um pouco mais sobre ele.
O ilhamento de um sistema on grid acontece quando, mesmo durante uma queda de energia, a produção de energia elétrica continua ininterrupta. Uma situação como essa causa grandes riscos, sobretudo para equipes de técnicos de manutenção.
A função anti-ilhamento, portanto, garante que, em casos de queda de tensão, o inversor solar seja desligado. Isso garante mais segurança para aqueles que vão lidar com o sistema, evitando acidentes fatais.